3.6.13

Grupo de culinária

Meu envolvimento com a culinária vem desde minha infância. Ajudava minha mãe a preparar tortas, salgados, bolos e muitas guloseimas para a cantina da escola em que estudava e da qual minha mãe era proprietária. Ela fazia também bolos para os maiores casamentos da nossa cidade. Era muito requisitada e até hoje todos lembram de suas delícias. 

Há 10 anos, no começo da minha vida na Europa, depois das fases de descobertas gourmets belgas, comecei a sentir falta da comida caseira brasileira. Foi então que resolvi organizar encontros com amigas brasileiras que viviam por lá também, para degustarmos nossos pratos típicos.


Geralmente cada uma participava com um prato de sua região no Brasil. Fazíamos um encontro com um almoço sortido das nossas maravilhas culinárias. 

Todas elogiavam minhas receitas, e sempre me pediam para ensiná-las. A partir daí, convidei uma amiga para dar aulas de culinária brasileira junto comigo. Divulgávamos nossos cursos e saíamos, de cidade em cidade, apresentando um pouco da gastronomia brasileira. Demonstramos até mesmo em grupos só de homens, que são muito comuns na Europa. Eles têm muito interesse pela culinária e gostam de aprender a preparar pratos diferentes. 

Algumas vezes também demonstrei e ensinei as crianças da escola do meu filho sobre como preparar algumas delícias, com receitas menos elaboradas.


No decorrer dos 10 anos em que morei na Europa, procurei participar de cursos de gastronomia internacional, pois me atraíam as receitas de outros países como Tailândia, França, Marrocos, etc. Queria conhecer um pouquinho de tudo. 

Aqui no Oriente, após ter apresentado um pouco da culinária brasileira para muitas amigas expatriadas, fui convidada para participar de um grupo de “cook demostration”international . São encontros mensais com 12 mulheres para apresentar um pouco da culinária do seu país de origem. Cada mês uma participante recebe em sua casa as companheiras do grupo. Neste dia apresenta um menu do seu país, demonstra o modo de preparação para as amigas e ao final da sessão desfrutam juntas do produto final, normalmente muitos saborosos. 

Turquia, Marrocos, Inglaterra, Arábia Saudita, Paquistão, Bolívia, África do Sul, Líbano, Brasil, Porto Rico e Coreia são os países para este ano. Eu continuo representando um pouquinho da cultura brasileira, levando com muito orgulho as receitas da minha região, litoral norte de São Paulo, para a mesa das expatriadas.






3 comentários:

  1. Que massa Val!!!
    Saudade da tua feijoada!!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dia desses ainda faremso uma juntas amiga. Te espero no nosso ninho verde e amarelo. bjsss

      Excluir
  2. buenos pratos !!! mucho gusto amiga mira tu post...saludo :)

    ResponderExcluir