14.6.12
Incentivos na primeira fase do blog
Recebi esta semana uma mensagem supercarinhosa, que lapidou minha pessoa e me faz seguir orando ao nosso criador para que eu continue polindo minha essência com humildade e confiança.
Obrigada querida Marcinha, grande pessoa, profissional, mãe e mulher.
E por estas e outras razões que me sinto realizada e plena de amor e carinho, emanados à distância, que penetram no íntimo e me fazem recordar que amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito. Você esta gravada Marcia, assim como uma dúzia de outros amigos especiais.
Adorei seu blog. Esta é uma homenagem para você:
Querida Valéria, daqui a pouquinho daqui a pouquinho seremos sessentonas, setentonas, e por aí vai... E a primeira impressão que tive ao te conhecer, vai estar presente sempre: foi de medinho de perder um segundo sequer do que você apresentava como pessoa, eu não entendia aquela [...]
Labels:
Vida de expatriada
6.6.12
Expatriadas
Como agora também sou uma expatriada em Sandlândia resolvi postar aqui um pouquinho das histórias de expatriadas que conheço.
Por acompanhar o marido em projetos internacionais, vivo sempre uma expectativa quando chego num novo país. Aqui na Sandlândia ela foi um pouco maior, pois a cultura árabe é mesmo muito diferente da nossa latina e da europeia, a qual já estava vivenciando há 10 anos.
Mas, como sempre, encontramos pessoas afins em qualquer canto, em qualquer lugar. Com alegria encontrei muitas europeias e algumas latinas no condomínio em que vivemos (ou “compound” como eles chamam aqui).
Eu que estava orgulhosa por já estar falando holandês, pois estudei 5 anos na Bélgica e é a língua materna do meu marido, precisei me virar com meu “bad english” e meu portunhol para me relacionar com as novas amigas.
Fico surpresa por entender quase tudo quando as [...]
Labels:
Arábia Saudita,
Vida de expatriada
1.5.12
Dubai
De passagem pelo Oriente, acompanhando o marido que está a trabalho no projeto de uma refinaria de petróleo em Sandlândia, não poderia deixar de visitar os países taxados como “exóticos” para muitos. Ao conversar com amigas, todas me perguntavam se vivia por lá, ou se já tinha conhecido a cidade. Vivemos em um cidade cujo nome se assemelha a Dubai, mas é uma cidade da Sandlândia e não nos Emirados, como Dubai.
Como sempre tentamos fazer para comemorar nossos aniversários, eu e o maridão viajamos para Dubai para comemorar seus 50 anos.
Nosso filhote Enzo, ficou na casa de um amiguinho francês. E lá fomos nós rumo à luxuosa Dubai. Tínhamos programado uma viagem simples, nada ostentador, o que fica difícil quando se fala de Dubai.
Adoramos visitar o lado velho das cidades, conhecer a cultura original e as tradições, o que não se divulga muito no turismo de Dubai. [...]
Labels:
Oriente Médio,
Viagens
29.3.12
Escapadas para carregar a bateria

Realmente como eu esperava, a pensão da Tia Valeria na Arábia Saudita está em baixa. Sandlândia não é um país considerado turístico e há dificuldade de se obter visto. Nós temos visto de trabalho conseguido através do empregador do meu marido. Só conseguiríamos facilitar visto para parentes diretos como mãe, pai e filhos. Por aí já dá para perceber que nossa casa está sossegada.
Fora os encontros e festas que organizo com os novos amigos que encontrei por aqui, aproveitamos os dias de férias escolares do filhote para sair pelo mundo afora a ocupar as pensões de amigos e da família.
Férias de Páscoa? Nada melhor do que ir degustar um chocolate belga. Visitar a família do Joris, meu amado belga, rever amigos que deixamos nos oito anos em que lá vivemos e saborear a culinária e os drinks europeus.
A alimentação nunca foi um problema para [...]
Labels:
Arábia Saudita,
Bélgica,
Vida de expatriada
29.2.12
Festa de 50 anos do maridão
Como boa festeira que sou, sempre organizando festinhas para os amigos, família, colegas, enfim, para quase todo mundo, não poderia deixar de organizar algo para meu querido companheiro, nos seus 50 anos de vida, muito bem vividos, diga-se de passagem.
Apesar das limitaçães, como por exemplo, a ausência da família e dos amigos dos velhos tempos, a impossibilidade de brindar com champanhe ou com uma caipirinha, bebida favorita dele, e de outras facilidades que encontramos no mundo ocidental, deu certo. Objetivei e fui atrás de coisas para alegrar uma galera de expatriados aqui na Sandlândia e celebrar o cinquentão do Joris.
Comprei tecidos lindos e fiz uma decoração dourada, como seus 50 anos. Obtive ajuda das amigas latinas para elaborar os quitutes. Fizemos um buffet sortido de culinária latina, europeia e oriental. Foi satisfação total, não [...]
Labels:
Arábia Saudita,
Vida de expatriada
22.2.12
Aulas de culinaria
O fascínio pela culinária me acompanha desde meus 8 anos, quando acompanhava minha mãe na cozinha.
Minha batalhadora mama, junto com minha falecida tia, tinham uma cantina de escola. Além de ajudá-las a fazer as deliciosas guloseimas, bolos, pasteis e tortas que nutriam o lanche da molecada no intervalo da escola, eu também trabalhava na cantina. Ajudava a vender os produtos e não me lembro de ter tido na fase escolar um recreio completo. Estava sempre a servir meus colegas, professores e a criançada que nos deixava louca para comprar um pedaço de bolo de cenoura com chocolate, um farto pedaço de torta de coco, um cachorro-quente com molho de tomates fresquinhos acompanhados pelo famoso guaraná e a Fanta Uva, bebidas que refrescavam a garotada.
Deixando esta nostálgica época escolar de lado, retorno a cozinha da minha mama. Ai que cheirinho gostoso exalava! Quando [...]
Labels:
Bélgica,
Espanha,
Memórias,
Vida de expatriada
Assinar:
Postagens (Atom)